domingo, 9 de novembro de 2014

Nut


       Nut é a deusa que representa o céu e as estrelas. Ela,representada se curvando sobre Geb,é quem "abraça" o mundo. É tida,também,como mãe de todos os deuses.
       Suas representações são variadas. Ela é representada com o corpo curvado sobre Geb e,as vezes,sustentado por Shu. Mas também é representada por uma mulher com um arco celeste na cabeça,ou,uma vaca.





      Nut acolhe os mortos em seus império e protege todos aqueles que lhe suplicam ajuda. 

"Nut, minha divina mãe, estenda teus braços sobre mim, afastando as sombras e me protegendo enquanto brilharem no céu as imorredouras estrelas”.
(retirado do túmulo de Tutankhamon)


       Foi a progenitora de Ísis,Osíris,Seth e Néftis. 

Geb


     Geb (ou Seb,como foi chamado mais tarde) é o deus egípcio que representa a Terra. Filho de Tefnut e Shu,foi o deus que se relacionou com a deusa Nut (o céu). 
      É representado,na maioria das vezes,por um homem deitado em baixo de Nut (as vezes Shu também aparece nos desenhos,separando Geb de Nut).
      Porém existem outras representações em que está literalmente só. Nessas imagens solitárias Geb está com um ganso (seu animal) na cabeça e a cor da pele verde.


        Sua cor,verde,representa o lodo fértil do Nilo e a vegetação. Porém Geb também pode representar os minérios por eles se encontrarem na terra.
        É o deus dos bens materiais e da proteção da eternidade daqueles que morrem e são enterrados.
        Foi quem deu origem a Ísis,Osíris,Néftis e Seth.

        Veja também : Egípcios  , Nut ;



domingo, 25 de maio de 2014

Stonehenge - Kellianna


Mother Help me
Mother Heal me
Please release me
From all things worldly
That do not serve me
Mother Love me

Within these stones
I feel the power
I am reborn
As I break
these chains that bind
And now I'm floating
light as a feather
As I break
these chains that bind

I'm gonna break
these cahins that bind
I'm gonna break
these chains that bind
I'm gonna break
these chains 
that bind
Yes I will break
these chains that bind

Oh Blessed Mother
you empower me
yes You have shown me
just how to set myself free
And now I'm soaring
up in the clear blue sky
As I break these chains that bind

Yes I have broken
these chains that bind
Yes I have broken
these chains that bind
Yes I have broken
these chains that bind
Yes I did break
these chains that bind 


Tradução:

Mãe me ajude
Mãe me cure
Por favor me liberte
De todas as coisas mundanas
Do que não me serve
Mãe me ame

Com essas pedras
Eu sinto o poder
Eu renasço
quando eu quebro essas correntes que prendem
E agora eu estou flutuando
Leve como uma pluma
Como eu quebro essas correntes que prendem

Eu vou quebrar
essas correntes que prendem
Eu vou quebrar
essas correntes que prendem
Eu vou quebrar
essas correntes
que prendem
Sim,eu vou quebrar
essas coisas que prendem

Oh,Abençoada Mãe
você me fortalece
sim,Você tem mostrado pra mim
como apenas me tornar livre
e agora eu estou subindo
até o azul claro do céu
Quando eu quebro essas correntes que prendem

Sim,eu tenho quebrado
As correntes que prendem
Sim,eu tenho quebrado
As correntes que prendem
Sim,eu tenho quebrado
As correntes que prendem
Sim,eu tenho quebrado
As correntes que me prendem

(em breve com uma melhor letra e uma melhor tradução)



quinta-feira, 22 de maio de 2014

Paganismo X Ateísmo


       Vim aqui esclarecer uma dúvida que muitos tem,e que muitas vezes martelou na minha cabeça (antes dos meus estudos). Um pagão é um ateu? Se não for,o que seria um pagão? E um ateu?
       Bom,pra começar,as pessoas se confundem muito com isso porque a religião que predomina,hoje em dia,em maior parte do mundo é o Cristianismo (e também é a que as pessoas estão mais acostumadas,junto com o Judaísmo e o Islamismo). Hoje,ser pagão,é como ser fruto de um próprio conto de fadas ou ser um ateu.

       Bom,o que são os ateus? Ateísmo se consiste na crença da ciência do homem,tudo é ciência,e não se existe uma força maior que isso para eles. Não existem espíritos,divindades,guardiões,entidades,etc. Tudo tem uma explicação "lógica" e cientifica.
        Portanto eles creem em Deus,ou nos deuses de algum panteão? NÃO. Creem nas forças da natureza,de uma forma espiritual? NÃO. Creem em outras dimensões,como a dimensão astral? NÃO. Eles creem na ciência,no que é provado por estudos e não por sonhos,visões,sensações e mensagens.

       O que são os pagãos? Paganismo é o nome dado para aquelas pessoas que não creem na crença predominante de determinada região,onde elas vivem. Ou o nome dado a quem crê em mais de um deus (ao contrário do islamismo e judaísmo,por exemplo). O pagão,então,continua crendo em algo superior,porém não da mesma forma que as religiões monoteístas (um Deus só) pregam. A ciência não é a única justificativa para eles,existe mais.

       Conclusão : paganismo tem religião sim! Tem comunhão e devoção como qualquer outra que acredita em "Alguém" maior. Enquanto ateísmo é pura ciência .

sábado, 3 de maio de 2014

Shu


   
       Também chamado de "Chu" (na forma aportuguesada) é o deus egípcio do ar,dos ventos. É chamado muitas vezes de "deus do ar seco" por carregar a luz e ser a parte seca,enquanto sua esposa (Tefnut) é a umidade.
       Junto com Tefnut originou Geb e Nut,também sendo o responsável por separar os dois filhos. Shu é quem separa o céus da terra(Geb e Nut),ele é o que está no meio. Criador das estrelas e quem traz a luz e a vida,com o sopro dos seus ventos.
       É quem lidera os punidores,contra aqueles que não merecem vida após a morte. E quem ajuda os merecedores a subirem as escadas para a nova vida,do outro lado,depois de morrer.
       Pode,também,simbolizar o calor (vindo junto com a luz que carrega) e a perfeição. Representado por um homem que usa uma grande pluma de avestruz na cabeça. Quando está junto da esposa também pode ser representado por um leão,para se assemelhar a forma dela. Quando com os filhos ele é representado com os braços levantados,segurando Nut,e os pés sobre Geb.

       Veja também : Egípcios  ,Enéade  , Deuses e Entidades
     

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tefnut


   Deusa egípcia da água,nuvens e umidade,representada por uma mulher com cabeça de leoa e o disco solar,com a serpente Uraeus.
    Forma com Chu (ou Shu),seu irmão e marido,o primeiro casal da principal enéade egípcia (a de Heliópolis),que,também,da origem á Geb e Nut
   Filha de Rá e avó de Osíris,Seth,Ísis e Néftis.
   Era conhecida,também,por matar a sede. 

   Veja também : Deuses e Entidades. e Enéade


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Enéade

   Enéade é um grupo de deuses ligados,geralmente,por laços familiares. Na língua original (em egípcio) é chamada Pesedjet.
   Existem várias enéades,mas a principal é a que descende de Atum-Rá. Sendo,também,a mais antiga.

Principal enéade.
   Essa enéade era a que reinava em Heliópolis,tendo a cosmogonia própria. Os princípios de via eram : 
   Vida cósmica : Atum-Rá ; Chu ; Tefnut
   Vida da Natureza : Geb ; Nut
   Vida do Homem : Osíris,Ísis,Néftis,Seth e Hórus.

    Créditos : Ocultura
    Veja também : Deuses e Entidades


Atum-Rá




   O deus que se auto criou de Nun. Foi quem originou outros deuses,sendo ele o deus primordial.
   Passou a ser Atum-Rá depois da associação de Atum (o Sol da tarde) com Rá (o Sol da manhã),ficando claro que ambos eram um só.
   (Sendo assim,Rá é um Atum "transformado")
   Foi quem originou a principal enéade egípcia (a de eliópolis). 

    Veja também : Egípcios

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Egípcios.

A Religião.

   No Antigo Egito não chegou a existir uma religião própria,pois as crenças variavam de região para região. Mas isso não importava muito,pois se dava prioridade para o culto ao deuses.
   O que se pode dizer de religião egípcia é : um conjunto de crenças e rituais politeístas,que depois foi considerado henoteísta,pelo culto de um deus por vez.

A Criação.

    A criação do universo,para os egípcios,se originou em um neter* chamado Nun (também conhecido como Nu ou Ny). Esse neter era um líquido cósmico,que alguns acreditam ser a água,dizendo esta ser a origem da vida. Nun era o subjetivo,e quando se tornou mais material e sólido passou a ser o objetivo,Atum.
    Atum tinha o poder de "criar a si mesmo",sendo assim,Rá é uma "transformação" de Atum,sendo este o sol da tarde,enquanto Rá era o Sol da manhã
    Rá deu origem a Tefnut,a deusa da água e das nuvens,e a Chu,o deus do ar seco e do calor. Juntos,eles formavam a umidade. E deles nasceu Geb,deus da terra,e Nut,representada pelo céu.
    Geb e Nut eram grudados um no outro,deram origem a Osíris,Ísis,Néftis e Seth,depois foram separados por Chu.
    Osíris foi o criador do além,da vida após a morte. Néftis representava a morte e a orientação,cuidava para que os mortos chegassem ao além. Ísis já cuidava de tudo que era vivo. E Seth representava a controvérsia,a inveja e o mal.
     Dos quatro irmãos,de três surgiram outras duas divindades : Hórus e Anúbis.
     Hórus nasceu de Ísis e Osíris,e seu meio irmão,Anúbis,de Néftis e Osíris.
     Anúbis julgava as almas,ele via se elas eram merecedoras de ter uma vida após a morte,ou se elas seriam condenadas a serem devoradas pelo deus Ammit. Sendo assim Anúbis também é um dos deuses que representa a morte. Além de ainda ser o protetor das tumbas e do conhecimento da mumificação.
    Hórus lutava contra as trevas e o mal.

   *Neter : personificação de um deus único. Ou seja,todos os deuses,na verdade,são "fragmentos" de um deus só. Por isso,por muitos anos,os egípcios foram considerados monoteístas.


 Culto nos templos e sacerdotes.

    O rei era o encarregado de fazer as cerimônias em cada templo,mas como não podia estar em vários templos ao mesmo tempo,ele encarregava terceiros,que se tornavam seus representantes nas cerimônias.
    Havia um grupo da sacerdotes para cada divindade,sendo esses que cuidavam dos templos,fazendo a cerimônia de limpeza e purificação toda manhã. 

    Veja também : Deuses e Entidades  ; Enéade

    Abençoados sejamos!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Altar (Wicca)


(o foco desse artigo é,apenas,os altares wiccanianos,apesar de citar outros)

O que é um altar?

   Um altar é o foco da sua magia. É nele que os instrumentos mágicos,imagens de Deuses e Entidades,representação dos quatro elementos,entre outros,ficam.
   Os rituais,na maioria das vezes,são feitos no altar wiccaniano. Sendo adicionadas representações certas e diferentes para casa ocasião. 

Só os bruxos possuem altar?

   Não!!!! Em várias outras religiões o altar é adotado. Porque ele,nada mais é,que o lugar onde você pode saudar os espíritos em que você deposita sua crença.
   Um conselho é : tome cuidado para não misturar as coisas! Realmente,todo tipo de conhecimento é válido para evolução,mas de nada vai adiantar se misturar uma coisa com a outra.
   

E o que eu preciso pra fazer um altar wiccaniano?

Cada elemento têm uma direção,e casa instrumento do altar tem um elemento. Sendo assim os instrumentos são postos na direção do seu elemento. ( Por exemplo : cálice > representa elemento água > elemento água tem oeste como direção > cálice é posto na direção oeste)   
Os principais instrumentos do altar,são : 

   O Athame : é uma espécie de punhal sem corte,que é usado para direcionar e cortar APENAS,energias. Além de poder ser usado para traçar o círculo mágico.
Ele se posiciona na região do elemento ar,ou do elemento fogo. 


O bastão ou a varinha : na maioria das vezes é feito de madeira (usa-se galhos que caíram da árvores para a confecção),pode ser usado para direcionar energias e traçar o círculo mágico no ar. Além de também impôr limites em rituais.
Se localiza na região do ar. 


O cálice : pode ser feito de vários tipos de materiais : madeira,vidro,metal...
É um instrumento que representa a água,então,obviamente ele está na direção da água.
A água dele pode ser trocada diariamente,ou você pode enchê-lo apenas quando for fazer algum tipo de ritual ( dependendo do material do seu cálice é melhor enchê-lo apenas quando for fazer rituais,pois ele pode estragar. Se não quiser fazer isso,tenha um cálice de vidro).
A água usada deve ser natural ou mineral,mas não deve ser tirada de torneiras,etc.


O Pentáculo : Um pentagrama no meio de um círculo,pode ser feito de vários materiais também : madeira,metal...
Ele representa o elemento terra,e geralmente fica no meio do altar.
Sua função é a consagração de outros instrumentos,pedras,ervas,etc.


O caldeirão : representa o ventre da Deusa,e pode ser usado para queimar ervas e fazer poções ou chás.



Pode-se também adicionar:

Colher de pau : simboliza o Deus,e pode ficar dentro do caldeirão. Isso vai de bruxo pra bruxo.


Pedras : você pode consagrar pedras e colocá-las no altar,de acordo com a função delas.


A Vassoura : simboliza o Deus (cabo) e a Deusa (cerdas) e pertence ao elemento ar. É muito usada em rituais de purificação. Usada apenas para varrer ENERGIAS,sem tocar o chão. 


Entre outros,como conchas,flores e ervas,imagens dos Deuses que você deposita sua crença,seu BOS,cartas,runas...
Isso é,na verdade,só o principal.

   Você não tem a necessidade de ter um altar logo no começo dos seus estudos,muito menos,de comprar tudo de uma vez (vai ficar caro). Pode ir comprando e consagrando as coisas aos poucos.
   Detalhe : Não deixe as pessoas mexerem nas coisas do seu altar,isso é uma coisa que deve pertencer somente a você e aos Deuses. Se eventualmente isso acontecer,tudo bem,mas limpe o instrumento no qual a pessoa tocou e volte a consagrá-lo.

   Obrigada pela visita :D
   Blessed Be.

Canela.


   A canela é uma especiaria encontrada na parte interna da casca do tronco de uma árvore típica na parte sul da Ásia (Sri Lanka) e no Oriente Médio,da família Lauraceae (a Caneleira). Existem diferentes tipos de canelas e dois diferentes modos delas serem apresentadas (em pó e em pau),mas seus benefícios,tanto mágicos,quanto medicinais continuam iguais.
   O chá da canela é ótimo para curar resfriados e fazer com que o sangue da menstruação desça em maiores quantidades. Esse tempero também pode ajudar em casos de candidíase vaginal e oral,úlceras estomacais e piolhos,devido as suas propriedades antibacterianas,anti-fungos e anti-parasitas.
   Adicionar canela em uma dieta anti-inflamatória ajuda no combate e prevenção de inflamações. Além de ser uma ótima fornecedora de cálcio,ferro,manganês e fibra dietética.
   Salpicando um pouco do pó de canela em um alimento que contém açúcar pode diminuir seu impacto no organismo. Pois a canela estimula a produção de insulina,a acaba diminuindo a taxa de açúcar no sangue em diabetes tipo 2. Além de também colaborar para a diminuição de colesterol no sangue.
   Porém,como todo alimento,a canela tem que ser consumida com moderação. Muitas quantidades de canela pode torná-la,na verdade,uma substância prejudicial ao organismo.

   Já no quesito de magia,a canela é quase que indispensável,pois ela possui uma quantidade enorme de energia. Estas são : amor,sucesso,cura,poder,espiritualidade,prosperidade,dinheiro e sensualidade. Mas também pode ser adicionada a rituais apena s para aumentar sua força e poder. 
   Seu elemento é o fogo,e os elementais que habitam suas árvores são descritos como crianças adoráveis.
   Na bruxaria a canela é usada para fazer essências,óleos para untar velas,saquinhos e garrafas de proteção. Alguns outros bruxos também gostam de salpicar canela na chama de uma vela,dependendo da entidade(ou do objetivo) a qual a vela pertence.

   Créditos do artigo Canela : Blogs : Luz e Vida ; Gnosis Online .
   Sites : Revista Vida Saúde , Benefícios da Canela